English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

junho 25, 2011

Solstício de Inverno

O Solstício de Inverno, no hemisfério sul começou no dia 21 de Junho. Este período é um pouco misto na Amazônia: Chove à noite, os dias são quentes (mas não tanto), venta mais. Devido às férias escolares, se dá o tempo das pipas... Hoje também pude ver o Sol nascer e fotografá-lo. Assim, poderemos comparar com a  foto que tirei em Janeiro. ^^

14/JAN/2011 - 06:16h

25/JUN/2011 - 06:31h
Minha janela aponta para um pouco abaixo do nordeste da Terra (não confundir com o Nordeste brasileiro). Quando estamos no solstício de inverno, o Sol está em plenitude no hemisfério norte. Por isso, o Sol nasce bem mais acima do leste, logo, no nordeste. É interessante ver o Sol "andando" no horizonte do equador. =)

Também fiquei reparando os horários de crepúsculo e alvorada. Ontem o Sol se pôs às 18:05, com crepúsculo até umas 18:40. Hoje, a alvorada foi de 05:35 até 06:30h, mais ou menos _levando em conta a hora em que o céu começa a clariar e escurecer. Por isso nossas noites duram um pouquinho mais e, os dias, um pouquinho menos, já que o Sol nasce às 06:30 e, ao invés de durar até 18:30, vai até umas 18:00. Assim, temos mais uns 30 minutos de noite.

Por isso que não temos horário de verão. Essa oscilação nos afeta em quase nada, afinal, estamos no meio da Terra. Esse horário serve para aproveitar mais a luz do dia e economizar energia, acordando mais cedo, junto com o Sol, e indo para casa mais cedo, ligando as lâmpadas mais tarde.

Quem quiser avaliar isso, pode usar o Google Earth. Clique naquele botãozinho que tem o sol e umas montanhas, afaste um pouco o globo, clique nas setas e veja o Sol girar. Agora ele está em cima. Assim, vemos o Sol nascer no nordeste e se pôr no noroeste.
Isso reduz a incidência solar no nosso estado, mas a diferênça não é muito grande.



Quando meu irmão voltar de do retiro da igreja em Trambióca com a câmera de vídeo, vou voltar a filmar as pipas. Também vou ensinar a fazer. xD Eu era moleca. Cresci na Vila da Eletronorte de Abaetetuba. Lá tem muito espaço para correr e brincar. Aprendi a fazer com meus amigos!
Não esqueçam de acompanhar nossos belos fenômenos abençoados de todos os dias. É gostoso morar no equador. =D


Não percam o Festival de Parintins!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário