English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

junho 22, 2011

Pará, Te Quero Limpo!

Sinto muita vergonha em falar sobre isso, mas acho que sentiria muito mais se ficasse calada.
Minha mãe estava me contando agora pouco que a Eletrobrás-Eletronorte está na semana do Meio Ambiente. Nisso, falaram que um dos comentários sobre Belém não ter ganhado a copa, foi que ela é um lixão a céu aberto.
Bom... infelizmente, disso a gente já sabe há anos e anos, o problema é que isso é uma desonra vergonhosa. =(


Se me lembro bem, quando eu era pequena estudei 6 anos em escolas públicas no interior, e mesmo assim ouvi pouco sobre reciclagem e separação de lixo. Sim, os professores falavam sobre, mas não era com um tom motivador, e era raro quando nos davam exemplos.


Não acho que a culpa esteja toda em cima do Governo, diria que 50% sobre ele e 50% sobre nós. Quantas vezes você já viu uma pessoa estar andando na rua e jogar um copo descartável no chão, um toquinho de cigarro, ou uma bola de papel, e ficou calado? Eu até entendo o porquê: há alguns anos eu disse para um taxista não jogar mais lixo no chão, depois que ele tomou um chope (sacolé, suco congelado em saquinho) e o atirou pela janela, ele ficou meio sem graça e disse "ah... tá bom...". Depois disso, algumas pessoas próximas a mim ficaram me criticando, porque era uma coisa besta, que eu não devia ter falado... POW, EU SOU A ERRADA!? ÉÉÉGUA!!!


Acho horrível passar ali na 1º de Dezembro (Av. João Paulo II) de manhã, depois daquelas festas de Sexta à noite e ver aquele rio de imundice! Depois, quem tem que limpar é o gari que trabalha muito e ganha pouco. Isso, aqui no Marco, imagine dentro dos canais! Já tiraram até geladeira de lá! E o pior é que, na maioria das vezes, o povo sabe que não deve jogar lixo por aí. Até rico faz isso!


E o pior também é o pessoal que "vaza" daqui, porque não gosta da "terrinha" _ como eu já vi escrito por aí. Eu entendo que sentem vergonha, mas se a gente não trocar a fralda do bebê, é aí que vai cheirar mal! Todo mundo que pode, dá um jeito de ir embora, ao invés de ficar, reclamar, ajudar e DESCER O PAU!


Depois, na palestra, um colega da minha mãe pediu a palavra. Ele disse que esteve uns 5 dias na Alemanha e ficou na casa de amigos. Lá, ele viu que todo mundo, quando terminava de consumir um produto que fosse "seco" (embalagens, plásticos, papéis), o lavava sem gastar água e o colocava num lixeiro separado. Daí ele perguntou por que eles faziam aquilo, e a resposta foi que de 15 em 15 dias, os caminhões de "lixo seco" passavam em determinada hora do dia, e os de lixo orgânico passavam todos os dias em determinada hora.
Também, cada pessoa é responsável pela calçada de sua casa. Se houver algum lixo ali, os próprios vizinhos denunciam e o nome do criminoso fica sujo e tem que pagar uma multa elevada!


Pois bem, por que o Pará, com seus 143 municípios, não pode ser assíduo dessa forma? Poxa, o Pará é tão lindo, mas sua beleza é sempre ofuscada com esses problemas tão básicos e simples de resolver! Não só isso, mas também a baía do Guajará é poluída, há temporadas em que as praias de Mosqueiro ficam impróprias para banho! O lago Bolonha, de onde a Cosampa tira água para abastecer Belém, também está ficando poluído devido à cidade estar crescendo em volta dele!
Nas cidades do interior é mais comum ainda a poluição e o mal hábito de sujar a cidade! Já passou, e muito, da hora do Pará tomar bons hábitos e vergonha na cara!


Não só o hábito de sujar, mas também de dar um fim correto ao lixo é de suma importância. Acho que Belém deveria ter uma grande indústria de reciclagem. Matéria-prima não falta de jeito nenhum, e seria uma boa saída para a "falta de futuro industrial para Belém" como alguns dos meus professores de geografia costumavam reclamar. Se fosse empresa privada seria ainda melhor, pois livraria nossos bolsos de altos impostos.


Voltando à reciclagem, seria ótimo poder transportar todo esse material para ser reciclado e gerar emprego para milhares de pessoas! Se a empresa fosse minha, abriria treinamento por um preço baixo para contratar gente.
O Hino da Bandeira do Pará não diz: "juncaremos de flores teu trilho. Do Brasil, sentinela do Norte. E a deixar de manter esse brilho, preferimos, mil vezes, a morte!" e "d'Amazônia, princesa louçã! Tudo em ti são encantos vibrantes, desde a indústria à rudeza pagã".
Odeio as atitudes das pessoas que ficam falando mal do Pará e não levantam 1 dedo para pôr as coisas no lugar!
Imagine toda a matéria pronta para novo ciclo que sairia dali! Daria para abrir muitas novas empresas/indústrias para fazer produtos a partir dessa matéria reciclada e adubo, quem sabe tecnologia de ponta com novos processos de separação atômica dos metais e separação dos  elementos químicos. *-* Hoje parece coisa de louco, mas daqui há alguns anos...!


Em casa, minha mãe sempre separou o lixo desde que ela tinha uns 20 anos de idade. Ela tinha 1 lixeiro para cada tipo de lixo: metal, papel, plástico, orgânico e comum. Só que depois ela percebeu que não adiantava todo aquele trabalhão para separar, porque os carros de lixo misturavam tudo! Não havia e ainda não há coleta seletiva efetiva no Pará. Daí então ela parou, mas há uns 2 ou 3 anos ela voltou a fazer depois de uma palestra de Meio Ambiente.


Na Eletronorte, faculdades, universidades, há lixeiros seletivos, e também há pessoas que trabalham com reciclagem caseira. Eles disseram que só de as pessoas deixarem separados os "secos" dos orgânicos, já é uma ajuda imensa. Mesmo que os carros de lixo misturem tudo, o lixo ainda continuará dentro das sacolas. Assim, poderão aproveitar melhor.
Quando o lixo "seco" vai misturado com os orgânicos, mesmo que tentem aproveitar, será muito difícil, porque normalmente já virá apodrecido e terão que gastar mais água! Além do odor desagradável.




Por isso, mamãe está fazendo assim agora. E todo mundo de casa já se educou a separar os lixos: os orgânicos ficam no lixeiro da cozinha, e os "secos" vão para um lixeiro lá na varanda. Só em casa, a cada 3 dias, sai um sacolão de lixo "seco". Imagina o quanto se perde só aqui na capital! Imagine nos 143 municípios do nosso estado! De Abaetetuba ao Xinguara!


É uma coisa tão básica! Pessoal, vamos mandar e-mails para nosso governador e nosso prefeito! Vamos educar mais nas escolas, vamos educar nossos filhos, nossos parentes, vamos fazer campanhas, vamos dar exemplos!
Estou procurando o link para mandar e-mails para nossas autoridades. Em breve vou disponibilizá-lo aqui.

Um comentário: