Ihhh! Ainda são umas 20h e 16 min (horário de Belém). Está chovendo desde o meio-dia, +ou-. Está fazendo uns 23°C.
Será que não vamos poder ver os fogos na torre da Rede Brasil-Amazônia? Eu adoro ver eles! Principalmente porque é perto de casa xB
Se for assim, será a primeira virada do ano, desde minha infância, sem meus queridos fogos...
Enfim! Se a chuva der trégua, vou filmar os 15 minutos e postar aqui! =D. Feliz 2011, mundo e Amazônidas! (^w^)/ Agora vou curtir minhas bandas preferidas na NHK xD
Quem estiver fora do Pará poderá acompanhar pela internet no site do Diário do Pará: www.diarioonline.com.br O site diz que já está tudo pronto para a queima de fogos. Isso já virou tradição! xD Outras pessoas preferem ir para a Estação das Docas, mas têm que chegar bem cedo! ^^' Daqui do meu quarto se ouve uma cidade barulhenta. As pessoas estão sentadas nas portas de suas casas e os joguinhos de luzes continuam acesos ^^.
Antes de começar, quero dizer que estou tomando em referência o emisfério sul, na qual Belém está inserida (^w^) .
Belém está localizada mais ou menos naquele ponto vermelho. Quem mora em regiões temperadas (entre os trópicos e os círculos polares) tem o acontecimento de o Sol nascer às 6 da manhã e se pôr às 6 da noite apenas 2 dias por ano. Mas aqui, nas regiões equatoriais, isso acontece o ano inteiro, apenas com alguma diferença de minutos de um mês ao outro.
Agora, em Dezembro, estamos no solstício de verão aqui. Solstício, para regiões equatoriais, sempre quer dizer "menos incidência solar", embora a diferença seja pouca. O verão faz com que nossos dias durem uns 30 minutos a mais e, as noites, 30 minutos menos.
Não tenho muita certeza, mas, atualmente, nosso crepúsculo vai de 18:20 até 19:00 mais ou menos ^^" . Enquanto que, no meio do ano, ia de 18:00 até umas 18:20. Já em outras regiões, como tropicais, sub-tropicais e polares, a variação vai de horas a meses _ nos pólos.
A Terra completa sua translação sempre girando em torno de si inclinadamente. Estando inclinada, a luz do Sol ilumina diferentemente cada região em diferentes períodos do ano. Assim, vemos o Sol, aqui, bem acima de nossas cabeças, ou um pouco deslocado para o sul, no verão, ou norte, no inverno.
Fiz este desenho para tentar melhor mostrar o que acontece. Repare os detalhes, principalmente a posição dos "sóis"! ^^
A Terra tem um timing perfeito! ^^ As variações de tempo entre dia e noite no planeta são explicadas pela posição da Terra em relação ao Sol. Vou até aproveitar para deixar este outro desenho que fiz hoje sobre nossos climas xB
^^' Estava meio sem ter o que fazer em casa, afinal, estou de férias! =D Se bem que... eu poderia estar postando aqui... <B
Amanhã vou me planejar para poder falar de uns 6 assuntos muito legais aqui no blog ^^ e também tornar os posts antigos mais informativos e aprofundados. Eu já deveria ter feito tudo, mas como chegou o Natal e meu irmão estava usando minha wireless ... além disso, eu estava com preguiça!
Aqui no meu bairro ( Marco* ) tem uma reserva florestal (Embrapa, Amazônia Oriental). Está neblinado ^^. Típico de Natal de filme americano xD.
Mas enfim, melhor terminar logo este post. Eu queria só mostrar o que fiz na imagem da barra lateral (^.^"):
TARAN! A Spica está girando!!! ^^' Não ficou 100% ... Resolvi aproveitar o gancho da última postagem =3
*Marco: há uns 80 anos, aqui era o fim da cidade; por isso o nome!
HAPPY! HAPPY! (^w^)/ Estava eu combatendo minha ignorância _ xD _ quando resolvi falar sobre nossa bandeira! ^^ Nossa! Que belíssima história! O texto é do site: http://www.achetudoeregiao.com.br/pa/historia_para.htm .
Bandeira do Pará
A bandeira do Estado do Pará foi aprovada pela Câmara Estadual em 03 de junho de 1890, por proposta apresentada pelo deputado Higino Amanajás. Na verdade, antes mesmo de ser oficializada como símbolo do Estado, representava o Clube Republicano Paraense. Por isso, tremulou, pela primeira vez, por ocasião da adesão do Pará à República do Brasil, em 16 de novembro de 1889. Alguns meses depois, mais exatamente no dia 10 de abril de 1890, o Conselho Municipal, por proposição do seu presidente, Artur Índio do Brasil, aprovou projeto fazendo do distintivo do Clube, a bandeira do município de Belém.
O decreto que finalmente transformou a bandeira municipal em bandeira do Estado, manteve os mesmos simbolismos, e teve o seguinte teor:
"O Congresso Legislativo do Estado do Pará decreta:
Art. 1º - Fica considerada como Bandeira do Estado do Pará a que servia de distintivo ao Clube Republicano Paraense, antes da proclamação da República, e que em sessão de 10 de abril de 1890 foi adotada como Bandeira do Município.
Art. 2º - Renovam-se as disposições em contrário"
Simbolismo
A faixa branca é a faixa planetária e representa o Zodíaco "projetada como um espelho horizontal". Lembra o equador e o gigantesco Rio da Amazônia.
A estrela pertence à constelação de Virgem e é de primeira grandeza. Chama-se Spica e simboliza o destaque do Pará na linha equatorial, visto que, na Bandeira Nacional, o Pará goza de situação privilegiada sobre a faixa "Ordem e Progresso", afinal foi o último estado a ser independente de Portugal.
O vermelho é a força do sangue paraense, que corre nas veias como um verdadeiro espírito de luta harmonizada, dando provas da dedicação dos patriotas nas causas da adesão do Pará à Independência e à República, realizadas em 15 de agosto de 1823 e 16 de novembro de 1889, respectivamente.
A autoria da bandeira é atribuída ao republicano Philadelfo Condurú.
Obs.: "Pará", em tupi, significa "rio". Não é para menos: Rio Amazônas, Mapuera, Trombetas, Nhamundá, Teles Pires, Tapajós, Xamaxim, Curuá, Iriri, Xingu, Fresco, Araguaia, Corredeiras de Santa Isabel, Tocantins, Moju, Acará, Acará-Mirim, Capim, Guamá, Gurupi, e outros!
Realmente muito bonito e forte! Aliás, sou apaixonadíssima por astronomia. Adorei as referências à Spica ( a mais brilhante estrela de Virgem, 15ª mais brilhante de todo o céu e tem um azul intenso), ao zodíaco e, é claro, ao rio: o pão líquido que movimenta nossa região! Ao sangue representando a Revolta dos Cabanos _ vou falar especialmente da Cabanagem em outros posts; e ao equador que faz nossa temperatura ser pouco variável! ^^ Aqui vai uma imagem de Spica:
Essa imagem mostra a passagem de um cometa na frente da constelação de Virgem ^^
Hino da Bandeira do Pará:
Letra: Arthur Porto Música: Nicolino Milano
Salve, ó terra de ricas florestas,
Fecundadas ao sol do equador!
Teu destino é viver entre festas,
Do progresso, da paz e do amor!
Salve, ó terra de ricas florestas,
Fecundadas ao sol do equador!
Ó Pará, quanto orgulho ser filho,
De um colosso, tão belo e tão forte;
Juncaremos de flores teu trilho,
Do Brasil, sentinela do Norte.
E a deixar de manter esse brilho,
Preferimos, mil vezes, a morte!
Salve, ó terra de rios gigantes,
D'Amazônia, princesa louçã!
Tudo em ti são encantos vibrantes,
Desde a indústria à rudeza pagã,
Salve, ó terra de rios gigantes,
D'Amazônia, princesa louçã!
Neste Domingo, dia 19, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará a segunda fase do seu processo seletivo, não só na capital, mas também em várias cidades paraenses. A primeira fase foi o ENEM e os alunos que tirassem mais de 50% na redação seriam aprovados para a segunda fase.
Mas, com todos os problemas que o ENEM tem enfrentado este ano e o atraso na divulgação de suas notas, todos os inscritos na UFPA realizarão a segunda etapa.
A UFPA relutou e debateu se iria aderir ao ENEM, porque os alunos do PA poderiam sofrer com as desigualdades estudantis comparadas aos outros estados. Isso, infelizmente, aconteceu em outros estados. Os estudantes "estrangeiros" ocuparam grande parte das vagas dessas universidades. Trágico!
O que ainda pode salvar os estudantes do PA são questões regionais no PS (Processo Seletivo). Isso é muito bom, afinal, cada estado tem suas universidades federais e regionais (cada um na sua! xD). Aliás, praticamente todos os alunos que estudaram comigo, este ano, no "cursinho", vibraram quando foi dada a notícia de que a UFPA não iria aderir ao ENEM (na metade do ano). Aquilo foi um grande alívio! Os estudantes do PA, em sua maioria, não tem condições de irem morar em outros estados e também não querem a concorrência estrangeira. (^,^")
Infelizmente, o Pará tem o segundo pior ensino do Brasil. Sabemos também que o Brasil tem muitas regiões, todas diferentes umas da outras. É, no mínimo, FRUSTRANTE tentar aplicar um sistema de avaliação igual para todos se cada um aprende de maneira diferente!!! >:'O
Bem... Todos os estudantes estamos ansiosos para a prova de amanhã _ aliás, esta frase é uma silepse de pessoa. E já está tarde, preciso dormir para não chegar atrasada!!!
Boa prova aos vestibulandos!
Quem quiser saber um pouco mais sobre a Amazônia, recomendo que leiam os livros de João de Jesus Paes Loureiro,ou simplesmente Paes Loureiro. ^^
Os livros dele são muito bons. Minha mãe tem o livro "Cultura amazônica, uma poética do imaginário" que foi sua tese de doutorado na Sorbonne - França. Eu peguei para ler! (^w^)/ Aliás, foi lendo esse livro que senti mais vontade de falar sobre nossa região.
Paes Loureiro nasceu em minha cidadezinha querida Abaetetuba. Morei lá por 10 anos, praticamente toda minha infância. ^^
> Belém (1°25' Sul e 48°28' Oeste) < Vou falar um pouco do que mais está me chamando a atenção em Belém: nosso atual clima! =D Belém fica um pouco abaixo do paralelo do equador, logo, aqui é uma região predominantemente quente e úmida _ por causa das florestas equatoriais, o que aumenta mais a sensação de calor! Neste momento, devido à inclinação da Terra, é inverno no hemisfério norte e, aqui no sul, estamos comemorando as férias de verão! (^-^)/ .
Sim, sim, sim! Muito legal! O único problema é que as crianças daqui do norte não entendem muito bem o porquê de dizermos que em Dezembro chega o inverno para nós se nas propagandas de TV são anunciados artigos de veraneio junto com aquele velho gordo de barba branca num trenó voando no meio da neve!!! ( trágico! xD) Algumas normalmente perguntam para a família o que, de verdade, acontece em Dezembro (^.^'). Outras simplesmente acabam aceitando que é um periodo confuso e saem para brincar na chuva _ como eu fazia! xD
Enfim! Toda essa confusão acontece porque, de Dezembro até + ou - Março, ocorre o verão, que é nosso período mais chuvoso!!! Segundo as aulas de Geografia, na nossa região equatorial a temperatura varia muito pouco graças à grande umidade. Fica entre os 28 - 36°C. Essa pouca variação garante a sobrevivência e variedades de muito mais espécies de animais nesta região, logo, a biodiversidade.
Somos tão acostumados com o calor que sentimos frio mais facilmente (frientos x3)! E quando chegam os temporais do verão _ os que duram boa parte do dia, a temperatura cai para uns 22 - 26°C. Aliás, esses são meus dias favoritos! =D Isso se chama INVERNO AMAZÔNICO. Afinal, nas regiões equatoriais, não há as 4 estações. Somente períodos de mais chuva ou mais calor. Ironicamente o Natal paraense é mais friozinho ^^.
É tanta chuva que às vezes alaga! Peguei essas fotos em blogs de paraenses xD