Estava eu combatendo minha ignorância _ xD _ quando resolvi falar sobre nossa bandeira! ^^ Nossa! Que belíssima história! O texto é do site: http://www.achetudoeregiao.com.br/pa/historia_para.htm .
Obs.: "Pará", em tupi, significa "rio". Não é para menos: Rio Amazônas, Mapuera, Trombetas, Nhamundá, Teles Pires, Tapajós, Xamaxim, Curuá, Iriri, Xingu, Fresco, Araguaia, Corredeiras de Santa Isabel, Tocantins, Moju, Acará, Acará-Mirim, Capim, Guamá, Gurupi, e outros!Bandeira do Pará
A bandeira do Estado do Pará foi aprovada pela Câmara Estadual em 03 de junho de 1890, por proposta apresentada pelo deputado Higino Amanajás. Na verdade, antes mesmo de ser oficializada como símbolo do Estado, representava o Clube Republicano Paraense. Por isso, tremulou, pela primeira vez, por ocasião da adesão do Pará à República do Brasil, em 16 de novembro de 1889. Alguns meses depois, mais exatamente no dia 10 de abril de 1890, o Conselho Municipal, por proposição do seu presidente, Artur Índio do Brasil, aprovou projeto fazendo do distintivo do Clube, a bandeira do município de Belém.
O decreto que finalmente transformou a bandeira municipal em bandeira do Estado, manteve os mesmos simbolismos, e teve o seguinte teor:
"O Congresso Legislativo do Estado do Pará decreta:
Art. 1º - Fica considerada como Bandeira do Estado do Pará a que servia de distintivo ao Clube Republicano Paraense, antes da proclamação da República, e que em sessão de 10 de abril de 1890 foi adotada como Bandeira do Município.
Art. 2º - Renovam-se as disposições em contrário"
Simbolismo
A faixa branca é a faixa planetária e representa o Zodíaco "projetada como um espelho horizontal". Lembra o equador e o gigantesco Rio da Amazônia.
A estrela pertence à constelação de Virgem e é de primeira grandeza. Chama-se Spica e simboliza o destaque do Pará na linha equatorial, visto que, na Bandeira Nacional, o Pará goza de situação privilegiada sobre a faixa "Ordem e Progresso", afinal foi o último estado a ser independente de Portugal.
O vermelho é a força do sangue paraense, que corre nas veias como um verdadeiro espírito de luta harmonizada, dando provas da dedicação dos patriotas nas causas da adesão do Pará à Independência e à República, realizadas em 15 de agosto de 1823 e 16 de novembro de 1889, respectivamente.
A autoria da bandeira é atribuída ao republicano Philadelfo Condurú.
Realmente muito bonito e forte! Aliás, sou apaixonadíssima por astronomia. Adorei as referências à Spica ( a mais brilhante estrela de Virgem, 15ª mais brilhante de todo o céu e tem um azul intenso), ao zodíaco e, é claro, ao rio: o pão líquido que movimenta nossa região! Ao sangue representando a Revolta dos Cabanos _ vou falar especialmente da Cabanagem em outros posts; e ao equador que faz nossa temperatura ser pouco variável! ^^
Aqui vai uma imagem de Spica:
Essa imagem mostra a passagem de um cometa na frente da constelação de Virgem ^^
Hino da Bandeira do Pará:
Letra: Arthur Porto
Música: Nicolino Milano
Música: Nicolino Milano
Salve, ó terra de ricas florestas,
Fecundadas ao sol do equador!
Teu destino é viver entre festas,
Do progresso, da paz e do amor!
Salve, ó terra de ricas florestas,
Fecundadas ao sol do equador!
Ó Pará, quanto orgulho ser filho,
De um colosso, tão belo e tão forte;
Juncaremos de flores teu trilho,
Do Brasil, sentinela do Norte.
E a deixar de manter esse brilho,
Preferimos, mil vezes, a morte!
Salve, ó terra de rios gigantes,
D'Amazônia, princesa louçã!
Tudo em ti são encantos vibrantes,
Desde a indústria à rudeza pagã,
Salve, ó terra de rios gigantes,
D'Amazônia, princesa louçã!
www.grupoencantosamazonicos.blogspot.com
ResponderExcluirOlá também possuo um blog e sobre vários assuntos referentes ao Pará, em especifico sobre cultura, me ajude a divulgar. obrigado e parabéns pelo blog.
*-* Obg ^^
ResponderExcluirVou incluir na lista de blogs! :D
Éguaaaa do Hino lindo...\\claro é do Pará onde á beleza em todas as partes;;;
ResponderExcluirPará lindo , sou de Castanhal *----------------*.
ResponderExcluirO Pará possuiu símbolos no período imperial?
ResponderExcluir