De: Diário do Pará
Na próxima quarta-feira, dia 14, o Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos começa em Belém. A competição acontece no Parque Aquático do Pará e reúne grandes nomes do esporte internacional. Atletas dos 13 países da América do Sul irão competir durante os 14 dias de prova, valendo a colocação para as Olimpíadas de Londres. Mais de 600 atletas, sendo 500 internacionais e 100 brasileiros, de nado sincronizado, natação, polo aquático, maratonas aquáticas e saltos ornamentais estão confirmados para o campeonato.
A abertura oficial do evento acontece às 18h, com a presença de autoridades, atletas, público e organizadores.
Nos dias 14, 15, 16 e 17 acontecem as provas de natação e saltos ornamentais, com eliminatórias, disputas finais e premiação. Nomes de destaque no cenário nacional, como César Cielo e Thiago Pereira estarão em Belém, onde pretendem confirmar o seu favoritismo para as Olimpíadas de Londres. Nos dias 16 e 18, acontecem as Maratonas Aquáticas, provas de cinco e dez quilômetros. O percurso prevê 1h30 de prova, com saída da Universidade Federal do Pará (UFPA), e chegada na escadinha do Ver-o-Peso. O Brasil entra na competição com as atletas Ana Marcela Cunha (5 e 10 km ) e Betina Lorscheitter (5 e 10 km ), no feminino, e Allan do Carmo (5 e 10 km ), Samuel de Bonna (5 km) e Victor Colonese (10 km ), no masculino.
De 20 a 24 serão realizadas as provas de Pólo Aquático (masculino e feminino) e Nado Sincronizado. As paraenses Gabriela e Daniela Figueiredo prometem fazer bonito na competição. As atletas, que começaram no esporte, ainda crianças, no Clube do Remo, compõem a seleção brasileira de base da categoria desde 2007. Foi por sugestão dos técnicos da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos que as “gêmeas morenas”, como já são conhecidas no meio esportivo, começaram a se dedicar ao Nado Sincronizado.
Hoje elas fazem parte da Seleção Brasileira Sênior Permanente, que treina no Rio de Janeiro. As jovens desembarcam em Belém no dia 19. A seleção de nado sincronizado conta, ainda, com Lara Teixeira, Nayara Figueira, Giovana Stephan, Lorena Fontes Molinos, Maria Eduarda Pereira, Maria Bruno, Jéssica Noutel Gonçalves, Pamela Nogueira e Luísa Nunes Borges.
A cerimônia de encerramento acontece no dia 24, às 17h. O Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos será realizado entre os dias 14 e 25 de março, com entrada franca e transmitido, ao vivo, para diversos países do mundo pelo canal Sport TV.
REVITALIZAÇÃO
Piscinas, banheiros, arquibancadas, trampolins, pisos e fachada. Tudo foi reformado e revitalizado para receber o Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos. As obras foram concluídas no início da semana, obedecendo ao cronograma definido pelo governo do Estado, com acompanhamento direto da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.
O parque conta também com equipamentos de tecnologia de ponta: as placas de toque (nas raias) e placa nas cabeceiras das raias, o que garantirá ainda mais segurança nos resultados das provas. O placar eletrônico da competição também é novo, e foi testado e aprovado pela Confederação Sul-Americana de Natação. Para garantir a presença do público, além das arquibancadas em concreto foram instaladas estruturas extras no entorno do parque, que ganhou, também, refletores.
O apoio do governo do Pará ao esporte já garantiu, para 2013, a realização de outro grande evento em Belém: os Jogos Olímpicos da Juventude, que devem reunir 6 mil atletas das 27 modalidades olímpicas. Esta é a segunda vez que o Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos será realizado na capital paraense. (Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário