English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

novembro 13, 2011

Que saudade de Abaeté!

 
Hoje também vê-se muitas motos nas ruas.                        Algumas pessoas falam "lonjura", 
 E, infelizmente, há o narcotráfico.                                       "fundura", "friagem" xD.

Na legenda está Ubatuba, mas é ABAETETUBA!!!
Antônia (tia Tapuia)

Ia com a vovó lá na "beira" comprar frutas. Vovó ia a pé e voltava com o cesto cheio. Lembro bem do cheiro do paneiro e dos barbantes de juta e malva. Quando íamos limpar o quintal, corríamos atrás das galinhas com os paneiros, para elas não bagunçarem os montinhos de folhas secas. Gostava de ver o vento mexendo e de ouvir o barulho das folhas dos açaizeiros e coqueiros de trás de casa. Ia na bagageira da biscicleta do meu tio para as escolas INSA e E.M.E.F. Joaquim Mendes Contente.
Do Mendes tenho orgulho de dizer que fui aluna, porque tive as melhores professoras e a melhor diretora e funcionários, incluindo o senhor porteiro e lembro da senhora que tocava o sininho do recreio. A escola era simples, mas a diretora Carmem Lúcia sempre corria atrás dos recursos. A exemplo disso, foi o primeiro colégio de Abaetetuba a ter bebedouro com água gelada e filtrada! Ela também conseguiu panelões para a cozinha (merenda) com o Banco do Brasil. Tínhamos aulas de computação, além de turma especial para deficientes auditivos e de uma biblioteca repleta de livros maravilhosos! Também vi a reforma da entrada que está para a rua principal. Achei muito legal os "lápis-de-cores"! :D
Ficou "corrida", mas é o Mendes Contente antes da reforma.
Quando vovó era pequena (anos 30), morava no rio Maracapucu. Ela ia por uma trilha para dentro da ilha. Apanhava açaí, sangrava seringueira e deixava escorrer num baldinho, pegava banana, colhia miriti (buriti). Fazia "tapagem" para pegar camarão. Também estudou numa escolinha na beira do rio. Ela gostava de poesias.
Na casa dela, defumava borracha, fazia suco de miriti, açaí, preparava o peixe conseguido no dia... Sabia sobre todos os tipos de ervas. Também colhia andiroba, sementes de ucuúba para fazer sabão (óleo) e tudo o que podia para levar de canoa, passando por "furos" para vender numa taberna/pequeno armazém do senhor Zé Joaquim que comprava e vendia de tudo das pessoas da região.
A escola atualmente
Vovó também disse que se voltasse no lugar onde morava, ela não iria aguentar vê-lo sem nada ou completamente diferente, sem os engenhos e as pessoas queridas.

 Encontrei o link do blog do Mendes!!! (*¬*) Eu vou choraaaaaar! A escola está tão linda!!!
http://joaquimmendes.blogspot.com
Convite do meu ABC de 1997

Eu amo Abaeté!
Cantávamos com a professora Natil: 
"A formiguinha corta a folha e carrega...
 Quando uma deixa,
A outra leva.
Ô que mistério glorioso:
Uma formiguinha ensinando o preguiçoso!
Deus não quer preguiçoso em Sua obra
Deus não quer preguiçoso em Sua obra
Porque se não... (três palminhas) o tempo sobra!
Porque se não... (três palminhas) o tempo sobra!"♫
Valeu Governo! INVESTIR NAS ESCOLAS: esse é o caminho!
Tá bom! Eu já tô chorando aqui!
Sei que isso é obrigação do Governo, mas quando eu estiver estável, vou investir como louca nas escolas do Pará! Quem puder, faça o mesmo. #Compromisso


Nenhum comentário:

Postar um comentário