English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

maio 14, 2011

Sobre o prédio que caiu e um pouco mais.

Ê aê, galera?
Pois é... o último post foi em Janeiro xD. Nesses meses o Brasil já deu voltas de 180°, prédio já veio a baixo, minha avó foi morar com Deus, Iron Maiden veio berrar nos microfones tupiniquins, houve terremoto em tudo que é lugar... enfim. ( '-' )


Sabemos que já faz tempo, mas queria falar um pouco sobre aquele prédio que caiu, o Real Class da Real Construtora. Eu diria que praticamente todos os prédios que estão localizados na área do que costumamos chamar de Doca (bairro do Reduto e Humarizal) podem estar em perigo, mesmo que as construções destes tenham sido feitas com cautela.



Antigamente, toda aquela área era pântano. O rio adentrava muito a cidade. Houve aterramento, mas o solo ainda é instável. Não é a toa que quando houve o terremoto na Martinica em 2007, a Doca balançou e as pessoas desceram assustadas de seus prédios, inclusive gente que saiu do banho, pulou da cama... xD_ Meu amigo disse que sua cadeira de computador deslizava para um lado e o computador ia para o outro.


Ele também contou que a mãe dele viu a construção da fundação de seu prédio, que foi atrasada porque a água jorrava do chão. D=. Há quem diga que Belém é a Veneza da América, porque ela é cheia de galerias.


Outra coisa que preocupa é o fato dos prédios serem muito finos e altos demais. Ainda não há uma altura máxima determinada para os edifícios, mas todos sabemos que quando uma criança constrói uma torre com seus brinquedos, a cada nova peça colocada, ela fica mais vulnerável a cair. E como o solo não é muito confiável...


Também há o fato da própria engenharia daquele prédio. Hoje, muitas construtoras só pensam em economizar e lucrar. Bicho, a laje da minha casa é feita no estilo mais antigo e seguro. Ela é grossa, e olha que só tem 2 andares!
Agora imagina fazer um prédio de 30 andares com cada laje tendo 10 ou 15 cm! Sem falar das vigas que, quando o prédio caiu, os arames a rasgaram e se retorceram!

As pessoas acham que morar na Doca é lucro, ou que é mordomia. Longe disso! É roubada! Paga-se mais caro por aparência, não por segurança.


Não estou dizendo que todo prédio da Doca vai religiosamente cair, nem que nunca quis morar lá, mas acho que as construtoras deviam tomar vergonha na cara e construir lares muito mais seguros! Aliás, um prédio que foi construído por uma companhia famosa apresentou uma rachadura bem grande! Onde este mundo vai parar!?

A gente ora e reza para que os prédios fiquem de pé. =(
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário