English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

novembro 11, 2013

Aviação (post em construção)

Olá, galera do Norte!

Esses dias estava pensando na alta-temporada dos voos comerciais, ou seja, as viagens de fim de ano -- já que, graças a Deus, vamos viajar em família depois do natal ^^ -- além da mudança recente das rotas dos aviões em Belém. Ouvi boatos de que isso é por causa da manutenção na pista 24 (a tradicional) do aeroporto Val de Cans (sim, gente, é "CANS", e não "CÃES" rsrsrs), provavelmente por causa da volta dos voos internacionais provenientes do Sul, porque, na verdade, Belém atende aos voos da Surinam Airways (único ponto no Brasil) e da Air Caraibes, porém, são aviões de "pequeno" porte. E conferi, vi que é verdade: veja lá em baixo a notícia.

Daí lembrei também que deixei pendente uma postagem sobre a história do aeroporto, Varig antiga em Belém, além dos aeroportos de Santarém, Marabala Marabá, e outros: veja a postagem: aqui.

Sou amante da aviação, e acho legal ver as pessoas observando lá da "salão das vidraças", quando esperam algum parente, ou quando levam seus filhos para passear, até porque eu adorava ir lá quando criança! rsrsrs *_*. Meu irmão tinha um brinquedo que era um conjuntinho de aeroporto além de um Playmobil, então, sempre fiquei atraída por essa ordem nos aeroportos rsrs. E quem nunca ouviu a musiquinha chata daquele brinquedo de dança tocando no salão! kkkkkkkkk Gerações escutaram essa musiquinha huahauhauha!

Enfim, vamos aos mapas:


Uma das grandes vantagens do nosso aeroporto é que ele foi construído perto da baía, com a pista 24 direcionada, então os riscos de acidente na aterrissagem são minimizados, a cidade dificilmente vai crescer na direção da pista (PRÉDIOS!), como aconteceu com Congonhas, além de ser mais afastado do centro.

Tem uma posição privilegiada para viagens internacionais, sendo que está no equador e a alcances satisfatórios, sendo que o 737-800 é comparado ao A320 e o 737-700 comparado ao A319.



PISTAS

O SBBE tem 2 pistas (CHUPA, MANAUS!!) e é o mais movimentado da Região Norte.

Pista 02 (da frente, auxiliar)

(Pista 24, ou 06, Principal)


A pista 24 tem quase 3 km de comprimento (contando apenas o asfalto), além de uma área grande de segurança depois da cabeceira da pista, caso o avião saia da pista, arremeta ou falhe na decolagem (o velho exemplo pra isso é o avião da TAM em Congonhas que foi parar no outro lado da avenida e entrou num prédio e pegou fogo). A pista auxiliar mede quase 2 km e é mais utilizada com bimotores, teco-tecos, jatinhos etc.

ELEMENTOS DAS PISTAS

Não sei o nome desses sinalizadores de aproximação, acho que é flash light... é legal de ver (hehehehe).

 Tem aeroportos que não piscam (hehehe): vídeo: cockpit: aterrissando em BEL:




A VOZ DO AEROPORTO

Há um ou dois anos, a senhora que fala pela Infraero foi recontratada. Foi geral, em todos os aeroportos em 2008, mais ou menos, perderem seus "LOMBARDIs" (kkkkkk). Mas as pessoas estavam perdendo muito seus voos por esquecerem da hora ou simplesmente ficarem esperando a voz avisar; inclusive meu professor é testemunha (risos)!
Aqui em Belém, quem faz a voz é tia de um amigo da minha igreja, mas não a conheço. Quem será? Quem será?
Fez falta a voz e aquele jingle.

TORRE DE CONTROLE










Você pode ouvir a Torre por aqui:

Eu criei uma time lapse com algumas horas de observação do FlightRada24:


SALÃO DE EMBARQUE

É a parte "misteriosa" do aeroporto, logicamente restrita.














FINGERS


BEL agrega valor ao camarote (hueheuheuheu), pelo fato de que quase todos os embarques e desembarques serem feitos pelos fingers (pontes de embarque, "passarela"), ou seja, a gente não tem que descer e pegar o onibusinho pra ir pra outro terminal, nem embarcar no toró ou no sol de rachar, como em Brasília e outros aeroportos. É direto e climatizado sempre rsrsrs. Tudo bem que o aeroporto não comporta muitos aviões como essas capitais, apenas 11, mas são em média de 9.000 passageiros nos embarques e desembarques todos os dias!

Vídeo:

SAÍDA DO AVIÃO

Esse vídeo é meu (do meu irmão), quando fomos para o Rio em 8 de julho de 2012: era cerca de 5:50 da manhã: em pushback (quando o "tratorzinho" dá ré no avião): decolamos às 6:00. *-* Eu amo Belém, mas não nego que amo viajar kkkk!


E NA CABINE??
Pouso no SBBE, cockpit: use a tela-cheia:

Obs.:  Quando o comandante diz à tripulação "portas em automático", isso quer dizer que, em caso de acidentes, as aeromoças vão poder destrancar a porta e vai se inflar automaticamente aquele escorregador para os passageiros escaparem. O "portas em manual" é para manuseio com autorização.

Lembrei de uma passageira "louca" que queria abrir a porta do avião em pleno voo para fumar!!! Céus! Ia sugar ela e todo mundo pra fora, pois, o avião sobe, mas fica com uma pressão atmosférica diferente da do lado de fora, assim, a diferença de pressão nos expulsa, nem que seja por um buraquinho na fuselagem!
Por favor, espalhem essa informação! rsrsrs

HISTÓRIA

Fonte das imagens: http://fauufpa.wordpress.com/2012/09/21/antigo-aeroposto-de-belem-val-de-caes/











NOTÍCIAS:

Novidades em Val-de-Cans! 

O Aeroporto Internacional de Belém iniciou novas ações no mês de novembro, uma visa manter o nível de segurança para o número crescente de voos operados na capital paraense e outra focada nos viajantes. Com uma média de 130 operações diárias entre pousos e decolagens e com novos voos internacionais chegando para os Estados Unidos e a Europa, a Infraero começou este ano mais uma etapa do projeto de revitalização do sistema de pistas. Durante a obra, a pista principal será interditada diariamente das 5h às 10h (horário local), afetando 30 voos regulares, que foram remanejados para outros horários. Apenas um voo foi cancelado durante o período de reforma. Os passageiros que tiverem comprado passagens para esses períodos devem entrar em contato com a companhia aérea sobre as mudanças. A reforma deverá estar concluída em dezembro, antes da alta temporada de fim de ano.

Enquanto isso, no terminal, os passageiros tem sido convidados a participar da campanha Livro Viajante, que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) lançou no Aeroporto Internacional de Belém. Com o tema "Leve, Leia e Liberte", a campanha oferta gratuitamente livros das mais variadas temáticas em diversas áreas do aeroporto, especialmente obras de autores paraenses. A campanha já conta com mais de 400 títulos doados e outras dezenas deixados pelos próprios passageiros.

Cada “Livro Viajante” contém um adesivo com instruções que orientam de que forma o leitor pode proceder, ressaltando que o único compromisso é que, após finalizada a leitura, ele deixe a obra em local público para que outra pessoa possa usar o exemplar. “Com essa iniciativa da Infraero, vemos que um livro deixado em um banco da área de embarque do aeroporto pode parecer, a princípio, um esquecimento de algum leitor distraído. No entanto, trata-se de uma ação planejada e intencional para estimular as pessoas ao hábito da leitura, e isso vem ao encontro do objetivo do projeto Livro Solidário”, destacou a bibliotecária do projeto, Ana Paula Miranda. Segundo a coordenadora de Marketing e Comunicação da Infraero, Odilene Amazonas, cerca de 20 mil pessoas embarcam e desembarcam todos os dias nos aeroportos da Regional Norte, das quais dez mil somente no aeroporto de Belém. “Esse é um projeto-piloto, o segundo implantado em aeroportos brasileiros.

Depois do lançamento, vamos avaliar a repercussão da campanha e ver se poderemos continuar. Espero que seja positiva e que a ação continue todos os anos, em todos os aeroportos”, disse, ressaltando que a ação também quer promover o conhecimento da cultura e dos escritores paraenses. Prestes a embarcar para Porto Velho, o engenheiro florestal Leonardo Moura não resistiu e parou para pegar um livro. “Sempre procuro livrarias nos aeroportos e terminais rodoviários, mas nunca tinha me deparado com algo assim, é muito interessante. Essa iniciativa de democratizar o acesso ao livro é maravilhosa e precisa ser incentivada”, afirmou.

Colaboradores – Outro a colaborar foi o escritor paraense Alfredo Garcia, que compareceu ao lançamento para autografar alguns dos 100 exemplares de “O homem pelo avesso”. Para ele, a campanha abre muitas possibilidades, haja vista que a perspectiva de colocar os livros circulando mundo afora é um meio simples e prático de divulgar a literatura paraense em novos espaços. “Não podia deixar de apoiar esse tipo de iniciativa, ainda mais a convite do Livro Solidário. Fiquei muito contente ao saber que minha obra vai viajar”, disse. Segundo a coordenadora do Livro Solidário, Carmen Palheta, a campanha da Infraero vai ao encontro do principal objetivo do projeto, que é promover a cultura e a educação por meio do estímulo à leitura. “Termos sido convidados para atuar como parceiros da campanha, o que nos dá muito orgulho e sinaliza que estamos no caminho certo”, frisou. O escritor Roberto Carvalho de Faro, membro da Academia Paraense de Letras (APL), que também colaborou com a iniciativa, torce para que o projeto seja levado adiante. “Essa é uma ação surpreendente, ainda mais quando se vê tanto descaso em relação à literatura, como vemos atualmente. Por se tratar de um trabalho em que os resultados não aparecerão de imediato, é preciso que haja persistência para levá-lo adiante”, alertou.

Fonte: Infraero e Agência Pará, com edição de Fabio Romero.

Postado por Fabio Romero às 06:05

--------------------------------------


A Puma Air Linhas Aéreas iniciou suas operações em Guarulhos (SP) no último domingo (11). A aeronave Boeing 737-300 decolou em seu voo inaugural às 15 horas, chegando à cidade de Belém às 18h30. A companhia aérea vai oferecer seis voos diários partindo de Belém (PA) com destino aos Aeroportos internacionais de Belém (PA) e Guarulhos (SP).
Houve uma breve cerimônia de batismo da aeronave pelo Corpo de Bombeiros, no aeroporto Governador André Franco Montoro, em Guarulhos, para marcar o início dos trabalhos da empresa no país. "Apostamos em horários diferenciados dos atuais praticados por outras concessionárias, em maior espaço entre os assentos e no serviço de bordo de alta qualidade para conquistar uma fatia do mercado de aviação nacional", ressaltou o presidente da companhia aérea, Gleison Gambogi. Um coquetel foi realizado, no Terraço Panorâmico do Aeroporto Internacional Val-de-Cans, em Belém, e reuniu autoridades, empresários e imprensa.

Recentemente, a Puma Air foi adquirida por um grupo de investidores, sendo que 80% do capital são provenientes de um conglomerado brasileiro, a Ipiranga Obras Públicas e Privadas, e do executivo Gleison Gambogi. Os 20% de capital restante são estrangeiros, da companhia Angola Air Service.

Com um plano inicial de investimentos de R$ 100 milhões, a Puma Air iniciará suas operações de caráter nacional com seis voos diários, utilizando Boeings 737-300, além de contar com lojas próprias nos aeroportos de Macapá, Belém e Guarulhos. Para os primeiros meses, as metas serão ousadas. "O projeto de expansão prevê incorporar mais três aeronaves Boeing 737-300 até meados de Junho, a contratação de mais 150 colaboradores e o transporte de um milhão de passageiros nos primeiros 12 meses", afirma Gleison Gambogi.

--------------------------------

Avião da Gol retorna a aeroporto após equívoco com policiais armados
01/08/2012 - Cotidiano
Aeronave que decolou de Belém retornou ao destino após alerta de que passageiros estavam armados
capa do post
 Um avião da empresa aérea Gol, que decolou às 13h54 desta terça-feira, do aeroporto de Val-de-Cans, em Belém, precisou retornar e pousar novamente no aeroporto da capital paraense após um equívoco na comunicação com a tripulação fazer o comandante emitir um alerta de insegurança interna por conta de passageiros que estariam armados a bordo.
Segundo a Polícia Federal (PF), o alerta ocorreu após uma passageira informar um membro da tripulação de que havia um passageiro armado dentro da aeronave. O tripulante comunicou o fato ao comandante, que emitiu o alerta e iniciou uma manobra de retorno ao aeroporto.
Mas, de acordo com a PF, os quatro passageiros armados eram policiais rodoviários federais que retornavam de uma missão. Eles tinham autorização para viajar com armas e desembarcariam em Santarém.
Mas a informação desencontrada entre a tripulação e o comandante do voo provocou a suspeita de que havia um tumulto com pessoas armadas e o piloto decidiu retornar com o Boeing 737 para Belém, o que assustou os 160 passageiros a bordo. Após a identificação do equívoco, a aeronave foi liberada para voo e decolou às 17h.
Fonte: ig

-----------------------------------------------

sábado, 5 de fevereiro de 2011


A empresa aérea Air Tahiti Nui, com sede na cidade de Papeete, Polinésia Francesa, realizou um fretamento na rota Paris (CDG) - Belém - Paris (CDG) para realização de um transbordo de cruzeiro marírimo ancorado em Belém, no Pará. A base de operações da companhia é o Aeroporto Internacional de Faa'a, na principal ilha do Taiti.Tem vôos para Tóquio, Paris, Los Angeles, Sydney, Auckland, Osaka e Nova Iorque, além de, eventualmente, realizar fretamentos para operadores turísticos.
Esta foi uma raríssima visita desta empresa e aeronave no Brasil, existem poucos registros da passagem dela por aqui. A operação envolveu mais de 450 passageiros, sendo 294 no desembarque em Belém, o que mobilizou uma frota de mais de 8 ônibus de turismo. No momento da aterrisagem do Airbus A340 (05/1/2011), uma das maiores aeronaves em operação no mundo, chovia bastante em Belém, um brinde a esta raríssima e empolgante visita. Seguem algumas fotos tiradas por mim (Fabio Romero):
A340 daTahiti Nui taxiando...
  Air Tahiti chegando ao finger 5, em Val de Cans...
(...)
Postado por Fabio Romero às 16:02

------------------------------------------------------------

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Infraero conclui obras na pista no Aeroporto Internacional de Belém

A Infraero concluiu nesta quinta-feira (27/01) as obras de revitalização do sistema de pista e pátio do Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans-Júlio Cezar Ribeiro (PA). A obra envolveu o reforço do pavimento da pista principal de pouso e decolagem, taxiways, do pátio de aeronaves nº 3 e da via de acesso aos hangares das companhias aéreas. A revitalização conferiu mais resistência ao pavimento da pista principal, proporcionando mais segurança. O investimento da Infraero nos trabalhos foi da ordem de R$ 2,5 milhões.
Durante o período das obras, as operações de pouso e decolagem do aeroporto foram realizadas na pista secundária do aeroporto.Antes do início dos trabalhos, a Infraero estabeleceu, em reunião com as companhias aéreas e órgãos de aviação civil, ações para minimizar os impactos operacionais gerados pelas obras. Além disso, como medida de segurança, a Infraero solicitou notificação informando sobre restrições de pousos ou decolagens na pista secundária em caso de chuvas fortes ou moderadas.

A conclusão da obra e as medidas de segurança realizadas demonstram a importância da boa operacionalidade na Rede Infraero, de acordo com o superintendente do Aeroporto de Belém, Samuel Lima Sales. “Com estes esforços, a Infraero reitera seu compromisso com os usuários. Tudo que está sendo feito busca garantir cada vez mais a segurança operacional”, finalizou Lima.

Postado por Aeroporto de Fortaleza às 3:19 PM

------------------------------------------------------

Publicado em: 16/09/20?? - 15:13

Foram investidos R$ 1,27 milhão na revitalização da pista auxiliar do Aeroporto de Belém

A Infraero entregou nesta segunda-feira, dia 16, as obras de reforma no sistema de pistas do Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro (PA). Os serviços, que envolveram investimentos de R$ 1,27 milhão e foram iniciados em junho, envolveram ações como a revitalização da camada de asfalto de parte da  pista auxiliar, da área de giro da cabeceira e do sistema de pátios do aeroporto.

Além disso, a Infraero reformou também a via de acesso em frente ao terminal de passageiros, que contabiliza nove mil embarques e desembarques diários, e a via do contorno do estacionamento de veículos, que foi expandida em 3 metros. As obras serviram para a manutenção os altos níveis de segurança exigidos para as operações de pouso e decolagem do aeroporto, tornando também o acesso ao terminal de passageiros e estacionamento mais cômodo e prático para os usuários.

As obras foram planejadas de forma a garantir o máximo conforto ao público durante o andamento dos trabalhos. Não houve alterações nas operações de pousos e decolagens do aeroporto ao longo dos serviços. Já nas intervenções do acesso, as mudanças no fluxo de trânsito foram informadas com antecedência e monitoradas para garantir o bom tráfego na chegada dos usuários ao terminal.

“Estas obras oferecem um ganho de segurança e de conforto aos passageiros. O foco das melhorias foi justamente garantir a excelência das operações e do fluxo de pessoas no Val-de-Cans”, afirmou o superintendente de Belém, Hildebrando Correia.
Rafael Massadar

-----------------------------------------

BATISMOS

Tradição na aviação comercial fazer o batismo do vôo. Quando uma nova rota começa, o avião é recebido com um arco de água nos dois aeroportos. Estamos aguardando os batismos de Belém-Miami e Belém-Lisboa! *-*


VISITAS


RIO

AirBerlin

Lufthansa

AeroSvit

MTA Cargo

Aeromexico
ABSA Cargo

Passaredo
Air Tahiti Nui
Big TAM